• Carregando...

Financiamento

Obra foi bancada por doadores privados e tem apoio dos russos

Agência Estado

Samir al-Ghadban diz que a maior parte do financiamento para construção da estátua vem de doadores privados, mas não deu mais detalhes. Uma das forças por trás do projeto são os russos, o que não chega a ser surpreendente, uma vez que o Kremlin é um dos aliados mais fiéis de Assad e as igrejas ortodoxas na Rússia e na Síria têm laços estreitos. Al-Ghadban é sírio-russo e vive nos dois países.

Ele afirma que deu início ao projeto em 2005, na esperança de que a estátua fosse uma inspiração para os cristãos sírios. A inspiração, disse al-Ghadban, veio da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Para erguer o Cristo sírio, ele contratou um escultor armênio, mas o progresso foi lento. A estátua só ficou pronta em 2012, mas então a Síria estava em guerra, o que causou o maior atraso do projeto.

Os muçulmanos da maioria sunita dominam a revolta na Síria e os jihadistas formam um dos grupos mais bem armados do conflito. Outros grupos muçulmanos, junto com 10% de minoria cristã, permaneceram majoritariamente aliados ao governo de Assad ou neutros.

12,3 metros de altura tem a estátua de Jesus Cristo. Somados à altura do Monte Querubim, onde ela está localizada, alcança 32 metros. Seus idealizadores dizem que a maior parte do financiamento para a construção vem de doadores privados.

Em meio a um conflito marcado pelo sectarismo, uma estátua de bronze gigante de Jesus Cristo foi erguida numa montanha da Síria, aparentemente numa trégua entre as três facções que lutam na guerra civil do país.

Jesus, de braços abertos, está no topo do Monte Querubim, contemplando uma rota usada por peregrinos para ir de Constantinopla a Jerusalém na antiguidade. A estátua tem 12,3 metros de altura que, somados à altura da monte onde está localizada, alcança 32 metros, estimam organizadores do projeto. O mais notável, entretanto, é que a estátua tenha sido erguida e se mantenha sem nenhum incidente até agora, passados mais de dois anos e meio do início de uma sangrenta guerra civil.

O projeto para construir a estátua de Jesus no Monte Querubim levou oito anos, e foi atrasado pela guerra que seguiu-se ao levante popular contra o regime do presidente Bashar Assad, em março de 2011. Cristãos e outras minorias são alvos no conflito, e a segurança da estátua não está de forma nenhuma assegurada. Até porque a imagem de Jesus em bronze está localizada entre cidades onde alguns combatentes, ligados à Al-Qaeda, têm pouca simpatia por cristãos.

Então por que erguer uma estátua gigante de Cristo no meio de um lugar tão perigoso e em meio a tais riscos? "Porque Jesus teria feito isso", disse o organizador do projeto Samir al-Ghadban, citando um líder da igreja cristã que assim teria justificado a ideia.

O sucesso dos apoiadores em superar os obstáculos mostra a complexidade da guerra civil, onde – apesar das atrocidades – às vezes os lados que se enfrentam conseguem obter um cessar-fogo de curto prazo.

Trégua

Al-Ghadban disse que os principais grupos armados presentes na região – forças do governo sírio, rebeldes e milícias locais de Sednaya, a cidade cristã mais próxima do local da estátua – suspenderam os combates enquanto os organizadores erguiam a estátua. Ocasionalmente, rebeldes e forças do governo concordam com tréguas para permitir a movimentação de mercadorias, mas geralmente eles não admitem que isso ocorre.

A estátua levou três dias para ser erguida, depois de pronta. Fotografias fornecidas pelos organizadores mostram a imagem de Jesus sendo transportada em duas peças por tratores agrícolas, e então sendo colocada em pé por um guindaste. Nos arredores, há também estátuas de Adão e Eva em tamanhos menores.

O projeto, chamado "Eu vim para salvar o mundo", é coordenado pela Fundação St. Paul e St. George, baseada em Londres, dirigida por al-Ghadban e que destina-se a "projetos no campo da ciência e do bem-estar animal".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]