• Carregando...
Pesquisa analisou o comportamento de quatro pombos, que se mostraram capazes de identificar palavras visualmente. | Reprodução/Pixabay
Pesquisa analisou o comportamento de quatro pombos, que se mostraram capazes de identificar palavras visualmente.| Foto: Reprodução/Pixabay

Seja habitando calçadas e telhados ou se aglomerando em praças, os pombos são presença garantida em qualquer paisagem urbana, e acabam, muitas vezes, gerando desprezo na população. Porém, apesar da fama negativa, gerada principalmente por serem transmissores de doenças , os animais podem ser mais inteligentes do que parecem. É o que mostrou um estudo de acadêmicos de universidades da Alemanha e da Nova Zelândia, que constata que a espécie pode ser ensinada a reconhecer palavras, o que seria um estágio antecessor à leitura propriamente dita.

Diego, a tartaruga que salvou a sua espécie da extinção

Leia a matéria completa

Ao longo de oito meses, o estudo realizou testes com quatro pombos identificados como detentores de maior capacidade intelectual que a média. Depois de uma série de treinamentos, as aves foram capazes de identificar que a palavra ‘very’ (‘muito’, em inglês) estava incorreta quando escrita ‘vrey’, por exemplo. Até o fim do estudo, os pombos reconheceram 26 palavras escritas de maneira errada entre 58.

Entendeu-se que os pombos aprenderam as palavras apenas utilizando um processo de decodificação visual, por meio de formas. Os seres humanos, por exemplo, utilizam também os sons, em um procedimento chamado de “decodificação”.

A descoberta representa um entendimento de que não apenas primatas podem reconhecer ortografia, como se pensava anteriormente. “Especificamente, nós demonstramos que pombos treinados para discriminar palavras de ‘não-palavras’, ou seja, letras ordenadas sem nenhuma regra ortográfica, fizeram escolhas com base em seu conhecimento adquirido para identificar palavras que nunca haviam visto antes”, explica a pesquisa.

Os resultados apresentados pelos pesquisadores, de acordo com o estudo, servem para expandir a compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem no ser humano, espécie considerada a única com tal capacidade.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]