• Carregando...
Ex-presidente americano faz visita de cinco dias à África | AFP
Ex-presidente americano faz visita de cinco dias à África| Foto: AFP

O Governo da Etiópia rejeitou neste domingo (4) o pedido da Anistia Internacional (AI) de prender o ex-presidente americano George W. Bush, que está em visita ao país.

"Anistia não tem jurisdição ou mandato para emitir ordens de detenção", declarou à Agência Efe o porta-voz do Governo etíope Shimeles Kemal.

"Por nossa amarga experiência com a Anistia, seu programa não está justificado. Ninguém a leva a sério", acrescentou Kemal.

Bush chegou neste domingo à Etiópia, após passar por Tanzânia e Zâmbia para conscientizar a população na luta contra a Aids e o câncer de colo de útero, doenças que matam milhares ao ano na África.

Antes da viagem do ex-presidente, AI havia solicitado a esses três países deterem Bush por ele ter "autorizado o waterboarding", uma técnica de interrogatório que recorre ao sufocamento e que muitos consideram uma forma de tortura.

Assim como a Etiópia, Zâmbia também desprezou o pedido da organização de defesa dos direitos humanos.

Entre outros compromissos de sua agenda na Etiópia, o ex-governante americano deve participar da XVI Conferência Internacional sobre a Aids e as Infecções Sexuais Transmitidas (Icasa), que começa neste domingo em Adis-Abeba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]