• Carregando...
Ministros das relações exteriores russo e iraniano se encontram em junho deste ano em Teerã
Ministro das relações exteriores iraniano Hossein Amir-Abdoulahian (à direita) encontra o ministro russo Sergey Lavrov (à esquerda) em Teerã, 23 de junho de 2022.| Foto: EFE / EPA / Abedin Taherkenareh

O governo dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que possuía informações de que o Irã está se preparando para entregar centenas de drones à Rússia para que Moscou use em sua ofensiva militar contra a Ucrânia.

O conselheiro de segurança do governo americano, Jake Sullivan, disse que eles não têm provas de que esses dispositivos já chegaram ao seu destino, mas que o Irã está preparando esse carregamento e que começará a treinar este mês as forças russas na utilização desses drones armados.

"Este é apenas um exemplo de como a Rússia se apoia em países como o Irã", afirmou.

Sullivan enfatizou que os EUA continuarão fazendo todo o possível para garantir a defesa da Ucrânia e "ajudar os ucranianos a provar que os esforços da Rússia para varrer a Ucrânia do mapa não podem ter sucesso".

Sua revelação sobre os drones iranianos ocorre na véspera da viagem do presidente dos EUA, Joe Biden, para Israel e Arábia Saudita, com o programa nuclear iraniano no topo de sua agenda.

Desde antes da invasão russa da Ucrânia, os EUA forneceram bilhões de dólares em ajuda de segurança para Kiev. A mais recente foi na semana passada, quando Washington disse que entregaria US$ 400 milhões em armas às forças ucranianas, incluindo munições de precisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]