Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

EUA acusam seis cidadãos chineses de espionagem econômica

Ele teriam roubado segredos de duas empresas que desenvolvem tecnologias usadas frequentemente em sistemas militares, informou o Departamento de Justiça

O governo dos Estados Unidos acusou seis cidadãos chineses de espionagem econômica, dizendo que roubaram segredos de duas empresas que desenvolvem tecnologias usadas frequentemente em sistemas militares, informou o Departamento de Justiça nesta terça-feira.

É a terceira vez em igual número de anos que autoridades dos EUA fazem acusações de espionagem econômica a mando da China, um sinal de que autoridades norte-americanas estão cada vez mais atentas ao que classificam como questão de segurança nacional prioritária.

Um dos suspeitos, o professor Hao Zhang, de 36 anos, foi preso no sábado em Los Angeles após chegar de avião da China, declarou o Departamento de Justiça em um comunicado. Acredita-se que os outros cinco suspeitos estão em território chinês.

Zhang e dois outros professores da Universidade Tianjin foram acusados de roubar códigos-fonte e outras informações patenteadas dos fabricantes de chip Avago Technologies e Skyworks Solutions, onde dois deles trabalhavam.

A Avago está sediada na cidade de San José, na Califórnia, e em Cingapura, e a Skyworks se localiza em Woburn, no Estado de Massachusetts.

Zhang, ex-funcionário da Skyworks, e outros criaram uma empresa, a ROFS Microsystems, em Tianjin com segredos roubados das empresas norte-americanas, afirmaram procuradores.

Tianjin, uma das universidades mais antigas da China, está localizada quase 150 quilômetros a sudeste de Pequim.

O processo de acusação contra os seis suspeitos, anteriormente sigiloso, foi liberado em um momento de intensa atividade diplomática entre as duas potências econômicas. 

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.