• Carregando...
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, presta depoimento ao Comitê de Relações Exteriores do Senado, na quarta-feira (25), em Washington, D.C. | Salwan GeorgesThe Washington Post
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, presta depoimento ao Comitê de Relações Exteriores do Senado, na quarta-feira (25), em Washington, D.C.| Foto: Salwan GeorgesThe Washington Post

Os Estados Unidos estão engajados em uma diplomacia paciente para persuadir a Coreia do Norte a desistir de suas armas nucleares, mas não vão deixar que o processo se "prolongue sem fim", disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta quarta-feira (25).

Falando no Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA sobre sua visita à Coreia do Norte do dia 5 ao dia 7 de julho, Pompeo disse que o presidente Donald Trump continua otimista em relação à desnuclearização da Coreia do Norte e de que esse processo estava acontecendo, diferente do que diplomatas haviam revelado recentemente.

Ele reiterou, porém, que o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, ainda precisa cumprir com os compromissos assumidos na reunião com Trump em 12 de junho.

As dúvidas sobre a disposição da Coreia do Norte de desistir de seu programa de armas nucleares têm aumentado desde a reunião entre Trump e o ditador norte-coreano.

Kim se comprometeu, em uma declaração conjunta, a trabalhar na desnuclearização, mas Pyongyang não ofereceu detalhes sobre como agirá.

Aliás, esta tem sido uma prática comum na diplomacia norte-coreana. Autoridades norte-americanas reclamam da atuação de Kim Yong Chol, que, apesar de ser o principal negociador da Coreia do Norte, tem consistentemente bloqueado as discussões dizendo que não tem poderes para falar sobre uma série de questões pertinentes.

Pressionado pelos senadores sobre a questão da desnuclearização, Pompeo também admitiu que a Coreia do Norte continua produzindo materiais físseis e que os abusos aos direitos humanos continuam.

“Deixamos incrivelmente claro que continuaremos a aplicar o regime de sanções até que a desnuclearização como a definimos seja completa", disse ele, salientando que os norte-coreanos entendem a definição dos EUA de desnuclearização, mas que ele não divulgaria detalhes dos compromissos firmados entre Kim e Trump durante a cúpula.

Avanços

Apesar das dificuldades, alguns avanços estão sendo lentamente colocados em prática. Imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte começou a desmontar as instalações da estação de lançamento de satélites em Sohae, que tem sido o principal local para lançamentos de satélites norte-coreanos desde 2012.

Acredita-se que as instalações para testes na estação desempenham um papel no desenvolvimento dos motores a combustível líquido que podem ser usados no programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte.

Se a análise da imagem for precisa, o país pode estar dando um pequeno mas significativo passo em direção ao desarmamento que foi acordado pelo líder norte-coreano Kim Jong-un e pelo presidente dos EUA, Donald Trump, durante a reunião de cúpula em Cingapura em 12 de junho.

As conversas sobre a repatriação de restos mortais de tropas norte-americanas que lutaram na guerra da Coreia na década de 1950 estão evoluindo.  Em uma reunião na zona desmilitarizada da Península Coreana, no dia 15 de julho, os dois lados concordaram em recomeçar as operações de campo para procurar os restos mortais de cerca de 5.300 americanos ainda desaparecidos da guerra na Coreia do Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]