• Carregando...

Cientistas da computação norte-americanos criaram uma estrutura parecida com a do programa Big Brother para encontrar um pássaro raro: o pica-pau bico-de-marfim (Campephilus principalis). O projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Texas A&M e da Universidade de Califórnia, ambas nos Estados Unidos, conta com câmeras instaladas no parque de conservação ecológica Cache River National Wildlife Refuge, na cidade norte-americana de Augusta (Arkansas).

O local escolhido é identificado como o habitat natural dessa espécie de pica-pau. A ave, que tem até 50 cm de altura, era considerada a maior do norte do México, até desaparecer há cerca de 60 anos. Durante décadas, acreditou-se que o pica-pau bico-de-marfim estava extinto, mas, em 2004, cientistas ganharam destaque ao afirmar que haviam feito um vídeo de poucos segundos daquele que seria o pássaro. Há dúvidas sobre o fato de a ave filmada ser realmente aquela considerada extinta.

"Se o sistema capturar imagens de qualquer pássaro, consideraremos isso um sucesso. Mas teremos um bônus se conseguir registrar o pica-pau bico-de-marfim", afirmou Dezhen Song, professor do departamento de ciência da computação da universidade texana. Junto com Kenneth Y. Goldberg, professor de engenharia elétrica e ciência da computação da Universidade da Califórnia, ele criou o Acone (sigla em inglês para Observatório Colaborativo Autônomo para Ambientes Naturais).

No Acone, um software distingue pássaros de outros objetos e filma essas aves com duas câmeras AV3100s. Essas imagens são armazenadas no disco rígido de um computador S-625F que, assim como todo o sistema, é à prova d’água. "Se utilizássemos máquinas tradicionais, elas não funcionariam por muito tempo por causa da umidade do local e também da chuva", explicou Song.

O especialista, que apresentou seu trabalho neste sábado (17) na reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), também explicou que geralmente é muito difícil captar esse tipo de imagem porque os pássaros são muito rápidos. Esse sensor que identifica é muito importante no sistema porque, se não existisse, o disco rígido armazenaria a filmagem contínua e chegaria a seu limite em pouco tempo.

O HD com filmagens somente de pássaros é removido com freqüência e, seu conteúdo, examinado pelo observador de pássaros David Luneau, professor do departamento de engenharia da tecnologia da Universidade de Arkansas (ele foi o responsável pelo vídeo filmado em 2004 que exibe a suposta ave rara). A principal função de Luneau nesse projeto é fazer uma lista com todos os pássaros filmados e tentar identificar se o pica-pau bico-de-marfim também foi registrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]