Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

EUA criam lei para barrar embaixador iraniano

Obama diz partilhar das preocupações do judiciário de que terroristas podem usar dos direitos diplomáticos para entrar nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou lei que deverá impedir a entrada do embaixador iraniano para as Nações Unidas, Hamid Aboutalebi, recentemente escolhido, de entrar no país. A legislação impede a entrada nos Estados Unidos de qualquer pessoa que tenha se envolvido em espionagem ou terrorismo e que ainda represente ameaça à segurança dos Estados Unidos.

Hamid Aboutalebi tem relação com a tomada da embaixada norte-americana em 1979 em Teerã. Obama diz partilhar das preocupações do judiciário de que terroristas podem usar dos direitos diplomáticos para entrar nos Estados Unidos. O presidente ponderou, no entanto, que tratará a legislação como um consultivo, sem a preocupação de que interfira em seu critério para recepção de embaixadores.

A Casa Branca disse que Aboutalebi foi uma escolha inaceitável. A administração norte-americana recusou-se a conceder-lhe visto de entrada nos Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.