• Carregando...

Os Estados Unidos devem dar à Organização das Nações Unidas um prazo até o final do ano para que a entidade promova reformas e depois considerará reduzir suas contribuições ao órgão, anunciou na segunda-feira o embaixador americano na ONU, John Bolton.

- É muito pedir por uma boa gestão e falta de corrupção? - indagou ele, acrescentando que a ONU está severamente desafiada de um ponto de vista gerencial e contábil.

Bolton deu essas declarações depois de falar em um simpósio sobre o futuro da ONU, patrocinado pelo conservador Hudson Institute.

Os Estados Unidos, um dos 192 países-membros da ONU, contribuem atualmente com cerca de 25% do orçamento da entidade. Integrantes conservadores do Congresso têm ameaçado reduzir as contribuições nos dois últimos anos.

Bolton disse que Washington estabeleceu a meta de concentração total no processo de reforma até o final de 2006.

- O que precisamos fazer é esperar até o final do ano, e então fazer uma avaliação. E acho que nossa determinação e nossos objetivos são bastante claros para todos os outros membros da ONU. Eles podem calcular as participações se a reforma não for bem-sucedida - afirmou.

Um levantamento divulgado no simpósio mostrou que 57% dos americanos acreditam que a ONU deve ser desativada e substituída caso não consiga ser mais eficiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]