• Carregando...
O presidente dos EUA, Joe Biden
O presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

O governo dos EUA, por meio de um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado americano nesta terça-feira (7), acusou a Rússia de estar financiando uma extensa campanha de desinformação em toda a América Latina.

Segundo o comunicado, a estratégia do Kremlin visa utilizar contatos desenvolvidos na mídia de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Venezuela, Brasil, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai para realizar uma manipulação de informações, com o objetivo final de minar o apoio da população desses países à Ucrânia e propagar os sentimentos antiamericanos e contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A nota do governo americano cita que três organizações russas: a Agência de Design Social (SDA, na sigla em inglês), o Instituto para o Desenvolvimento da Internet e a Structura, estão coordenando o desenvolvimento de uma campanha de manipulação de informações destinada à América Latina, visando promover os interesses estratégicos russos na região em detrimento de outros países.

"O objetivo final do Kremlin parece ser levar sua propaganda e desinformação por meio da mídia local de uma maneira que pareça orgânica para as audiências latino-americanas", disse o comunicado do Departamento de Estado.

Segundo a Reuters, a União Europeia (UE) já havia imposto sanções contra a agência SDA e contra a organização Structura em julho deste ano, acusando-as de desenvolver propagandas em apoio a invasão da Rússia na Ucrânia.

O comunicado não especifica diretamente os veículos de mídia que estariam recebendo financiamento russo para disseminar a campanha de desinformação. No entanto, destaca que o processo ocorre por meio da interação com jornalistas e personalidades influentes, os quais recebem material de propaganda redigido por uma equipe na Rússia. Sua única responsabilidade é traduzir e veicular o conteúdo nos meios de comunicação locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]