• Carregando...

A Casa Branca condenou nesta quarta-feira a violência dos protestos no Egito e disse estar claro que os egípcios precisam de progresso e mudança imediatamente.

"A mensagem que o presidente (dos EUA, Barack Obama) deu claramente ao presidente (egípcio, Hosni) Mubarak é que a hora para mudança chegou", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Gibbs disse também ser imperativo que a violência cesse e que uma transição de poder ordenada comece imediatamente. Em comentários contundentes, os Estados Unidos pediram uma mudança em direção à democracia.

Os norte-americanos destacaram à autoridade máxima do Exército egípcio seu desejo pela calma, uma vez que ativistas favoráveis a Mubarak entravam em confronto com os manifestantes contrários ao governo nas ruas do Cairo.

"Agora significa agora", disse Gibbs, acrescentando que se o governo egípcio havia instigado parte da violência, deveria parar agora.

A Casa Branca adotou uma linha ainda mais dura com Mubarak, na medida em que se tornou mais claro que seu aliado de 30 anos, um baluarte dos esforços dos EUA para manter a estabilidade regional, quer governar até o fim de seu mandato, em setembro, apesar dos protestos exigindo sua partida imediata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]