• Carregando...

Santiago - O reconhecimento por Brasil e Argentina de um Estado palestino é prematuro, disse o sub-secretário de Estado norte-americano, William Burns, durante visita ao Chile nesta sexta-feira.

O Brasil reconheceu na semana passada um Estado palestino baseado nas fronteiras antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Nesta semana, a Argentina tomou decisão similar à brasileira e o Uruguai também anunciou o seu reconhecimento.

"Acreditamos que tal reconhecimento é prematuro", disse Burns a repórteres em Santiago.

"É somente através da negociação entre as partes, palestinos e israelenses, que poderemos realizar a solução de dois Estados".

Nesta semana, Israel classificou o reconhecimento dos países latino-americanos como uma "interferência altamente prejudicial" de países que nunca fizeram parte do processo de paz do Oriente Médio.

Em 1967, após a Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou a região oriental de Jerusalém, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza - territórios agora reconhecidos pelo governo brasileiro como parte do Estado palestino.

Palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado independente, mas Israel considera a cidade como sua capital eterna e indivisível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]