Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
diplomacia

EUA e 14 países da UE expulsam diplomatas russos

Medida é tomada em reação ao envenenamento de ex-espião no Reino Unido

Investigadores na casa do ex-espião russo Serguei Skripal, no Reino Unido, em inspeção na semana passada | GEOFF CADDICK/AFP
Investigadores na casa do ex-espião russo Serguei Skripal, no Reino Unido, em inspeção na semana passada (Foto: GEOFF CADDICK/AFP)

Governos de ao menos 15  países, entre eles os Estados Unidos, anunciaram nesta segunda-feira (26) a expulsão de diplomatas russos, em reação ao envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal no Reino Unido.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai expulsar 60 diplomatas e fechar o consulado russo em Seattle.

Leia também: O terrível e recorrente histórico dos assassinatos de dissidentes russos ao redor do mundo

A Ucrânia decidiu expulsar 13 diplomatas; França, 4; a Alemanha, 4; a Polônia, 4 ; a República Tcheca, 3; a Holanda, 2; a Lituânia, 3; a Estônia, 3, e a Letônia, 1.

As ações atendem a pedido feito pela primeira-ministra britânica, Theresa May, na semana passada. O Reino Unido culpa a Rússia pelo envenenamento de Skripal e de sua filha, Iulia, em Salisbury, na Inglaterra, pelo agente neurotóxico Novitchok.

O Kemlin ainda não se pronunciou. O embaixador russo nos EUA afirmou que Trump está “destruindo o pouco que sobrou” nas relações entre os dois países.

A União Europeia confirmou que 14 países haviam decidido expulsar diplomatas russos e que medidas adicionais não estão descartadas.

Leia mais: Rússia é suspeita de envenenar ex-espião. Mas será que Putin faria isso?

Futuro

Essa não é a única briga de Vladimir Putin, reeleito este mês como Presidente da Federação Russa, sem surpresas, com mais de 56 milhões de votos, 76,6% de um total de mais de 73 milhões de votos.

Consolidada a posição de Putin como principal figura da Rússia, confira quais são os outros desafios internacionais do líder russo nesta matéria de Filipe Figueiredo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.