Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desocupação

EUA e Grã-Bretanha negociam saída do Iraque, diz jornal

Diplomatas e políticos americanos e britânicos negociam para encontrar uma estratégia de retirada das tropas do Iraque, informou a edição de sábado do jornal britânico "The Guardian".

O presidente americano George W. Bush se reúne neste sábado para discutir a situação do Iraque com comandantes e líderes militares que atuam na região. O encontro, confirmado pela Casa Branca na sexta-feira, é mais uma demonstração de preocupação do governo americano com o andamento do conflito no país do ex-ditador Saddam Hussein.

De acordo com o "The Guardian", os diplomatas e políticos de Washington e de Londres estão analisando e discutindo opções que tenham sido descartadas, ou anteriormente classificadas de inviáveis.

Os esforços para rever as ações no Iraque coincidem com os conflitos entre milícias xiitas e policiais na cidade iraquiana de Al Amara, a 350 quilômetros ao sul de Bagdá, que desde quinta-feira já causaram a morte de dezenas de pessoas.

As negociações acontecem dias depois de a imprensa americana ter tido acesso a parte do relatório que está sendo elaborado pelo chamado "Grupo de Estudo do Iraque", criado a pedido do Congresso americano e coordenado pelo ex-secretário de Estado, James Baker. O relatório pode recomendar o início da retirada das tropas americanas em missão no Iraque ou determinar um diálogo com Síria e Irã para convencer estes países a ajudarem o mundo a frear a violência em território iraquiano.

O Ministério de Relações Exteriores da Grã-Bretanha estaria analisando a situação ao lado de Baker, acrescentou o "The Guardian". Segundo o jornal, a diplomacia britânica tem estudado sem descanso as opções de retirada de tropas, praticamente as mesmas que estariam relatadas no "Grupo de Estudo do Iraque". Leia mais: O Globo Online

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.