• Carregando...

O governo norte-americano enviou um detento kuweitiano, Khaled Al Mutairi, da prisão militar de Guantánamo, em Cuba, de volta para seu país natal, disse um grupo do Kuweit nesta quinta-feira.

Al Mutairi é o mais recente prisioneiro a ser libertado de Guantánamo, que ainda tem 222 detentos. Alguns desses homens também serão libertados, enquanto outros podem ser julgados por acusações de terrorismo em cortes dos Estados Unidos ou em tribunais militares.

Uma porta-voz do Departamento de Estado se recusou a comentar.

O presidente Barack Obama prometeu fechar o polêmico centro de detenção até 22 de janeiro de 2010, mas autoridades do governo já admitiram que podem não cumprir o objetivo por causa de obstáculos legais, diplomáticos e políticos.

Al Mutairi foi levado sob custódia para o Paquistão, em 2001, depois de ter ido ao Afeganistão construir uma mesquita e oferecer ajuda a escolas e órfãos, de acordo com o Comitê de Família Kuweitiano, que trabalhou para obter sua libertação e a de outros kuweitianos.

O governo norte-americano o acusou de ser membro e apoiar a Al Qaeda e o Taliban, dizendo que ele foi ao Afeganistão para lutar.

Um juiz de uma corte distrital dos EUA ordenou a libertação de Al Mutairi em julho.

Um membro do Comitê de Família Kuweitiano disse que o governo do Kuweit construiu um centro de reabilitação para oferecer aos ex-detentos de Guantánamo acesso a educação, cuidados médicos e outros serviços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]