• Carregando...
Um policial vigia hoje o acesso à casa do presidente assassinado Jovenel Moise, em Porto Príncipe (Haiti).
Um policial vigia hoje o acesso à casa do presidente assassinado Jovenel Moise, em Porto Príncipe (Haiti).| Foto: Orlando Barría/Agência EFE/Gazeta do Povo

Uma delegação dos Estados Unidos chegará neste domingo a Porto Príncipe para, segundo a imprensa local, se reunir com os três políticos que disputam o poder no Haiti após o assassinato do presidente Jovenel Moise.

Uma fonte diplomática confirmou à Agência Efe a viagem da delegação americana, mas não esclareceu se está prevista uma reunião com o primeiro-ministro interino, Claude Joseph, nem com os outros dois homens que disputam o poder: o senador Joseph Lambert e o primeiro-ministro nomeado, Ariel Henry.

De acordo com a imprensa local, está previsto que a delegação se reunirá separadamente com Joseph, que está no poder desde o assassinato de Moise, na quarta-feira passada, e com os outros dois, que também dizem ser os legítimos encarregados de assumir o comando do país.

Um deles é o chefe do Senado, Joseph Lambert, que desafiou a autoridade de Claude Joseph na sexta-feira ao ser nomeado presidente interino do Haiti pelos oito senadores em atividade, em um Senado que não tem quórum desde janeiro de 2020 devido ao adiamento das eleições de 2019. No entanto, Lambert anunciou no sábado o adiamento da cerimônia de posse que estava programada para acontecer.

O governo de Claude Joseph, que recebeu apoio público da ONU e dos EUA, não reagiu à nomeação de Lambert como presidente interino.

O terceiro político que afirma ter o direito de exercer o poder após a morte de Moise é Ariel Henry, nomeado primeiro-ministro pelo então presidente no dia 5 de julho, mas que não chegou a tomar posse devido ao assassinato.

O governo dos EUA também anunciou que enviará ao Haiti equipes de investigação do FBI e do Departamento de Segurança Nacional para colaborarem na apuração do assassinato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]