• Carregando...

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira terem escolhido o desenho da nova geração de ogivas nucleares, um passo a caminho da construção de novas bombas para o arsenal nuclear naval que substituirá as antiquadas da época da Guerra Fria.

O governo escolheu para o projeto um desenho do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia (oeste), sobre o projeto rival do Laboratório Nacional de Los Álamos (sudoeste), disse em um comunicado a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA), do Departamento de Energia.

O programa, chamado Substituição Confiável de Ogivas, agora entrará em uma nova fase de desenvolvimento e estará sujeito a estimativas de custos. Depois de sua aprovação legislativa, as novas ogivas serão produzidas sob a direção da Marinha americana.

O desenho escolhido tem a vantagem de ser mais parecido com aqueles usados na maioria dos mais recentes testes subterrâneos, o que aumenta a possibilidade de que não sejam necessários mais testes, disse a NNSA.

A NNSA insistiu, no entanto, que as novas ogivas nucleares não aumentarão os arsenais americanos, mas apenas substituirão as ogivas que têm, em média, 20 anos ou mais e podem se tornar perigosas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]