• Carregando...

A Casa Branca está estudando a possibilidade de aliviar as sanções ao Irã, de acordo com fontes ouvidas pelo jornal "The New York Times". A medida incluiria o acesso a bilhões de dólares em fundos congelados, desde que o governo iraniano adote medidas concretas para frear seu programa nuclear. Segundo a fonte, um membro do Partido Democrata, a ideia é criar "uma torneira financeira", que possa ser aberta e fechada de acordo com o avanço das negociações.

Para o governo americano, não há dúvidas de que foram as sanções econômicas que levaram Teerã a negociar. A proposta aliviaria os efeitos dos embargos sobre a população iraniana, e vem depois de os EUA considerarem promissora a primeira rodada de negociações. O plano de Barack Obama, debatido junto ao departamento de Estado, evitaria assim os riscos políticos e diplomáticos do fim das sanções e daria ao presidente americano a flexibilidade necessária para responder às ofertas iranianas que surjam das negociações em Genebra.

Embora os dois dias de conversações nesta semana entre Teerã e o chamado Grupo dos 5 +1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França, mais a Alemanha) não tenha feito grandes progressos, trata-se do esforço mais sério feito até agora pelo regime dos aiatolás para discutir o futuro do seu programa nuclear. No entanto, o presidente Obama está ciente de que a Capitólio não vai recuar sobre sanções sem ver ações concretas implementadas pelo governo iraniano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]