• Carregando...
O presidente dos EUA, Joe Biden
O presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: EFE/EPA/JONATHAN ERNST / POOL

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (27) a criação de um grupo de trabalho internacional para combater o financiamento do grupo terrorista palestino Hamas. A decisão é uma das respostas dos EUA ao ataque do Hamas contra o território de Israel, realizado no 7 de outubro, que matou cerca de 1,2 mil pessoas no Estado judeu.

O grupo de trabalho será composto por unidades de inteligência financeira dos EUA, de Israel e mais 11 países, que incluem a Austrália, Canadá, Estônia, França, Alemanha, Liechtenstein, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido. O objetivo é compartilhar informações, discutir melhores práticas e fortalecer as relações entre as autoridades públicas e o setor privado para enfrentar a ameaça do Hamas, que é considerado um grupo terrorista por diversos governos do Ocidente.

Segundo informações da agência Reuters, o grupo de trabalho também apoiará os esforços para combater o terrorismo no mundo. Os Estados Unidos já impuseram várias sanções ao Hamas desde os ataques de outubro, visando sua carteira de investimentos e alertando as instituições financeiras sobre o risco de lidar com os terroristas palestinos.

O grupo de trabalho, que será presidido por EUA, Israel, Alemanha e Holanda, e se reunirá periodicamente para avaliar o progresso e as oportunidades de ação, pretende cortar de todas as formas os fluxos financeiros internacionais direcionados ao Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]