• Carregando...

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre o vazamento, para a imprensa, do programa de espionagem doméstica autorizado pelo presidente dos EUA, George W. Bush.

A revelação de que, desde 2002, a Agência de Segurança Nacional (conhecida pela sigla em inglês NSA) foi autorizada a instalar grampos telefônicos e programas de rastreamento de e-mail para espionar cidadãos americanos suscitou uma intensa polêmica nos EUA em torno do respeito às liberdades individuais na guerra contra o terrorismo. Congressistas democratas e republicanos têm indagado se o programa não viola a Constituição.

O programa veio à tona numa reportagem do jornal "The New York Times" publicada no início de dezembro. Ao reconhecer publicamente a existência do programa, Bush chamou o vazamento de vergonhoso e que presumia que o Departamento de Justiça fosse abrir uma investigação . O jornal informou que tinha conhecimento do programa há um ano e somente agora decidiu torná-lo público.

- Estamos abrindo uma investigação sobre a revelação não autorizada de material secreto relacionado à NSA - disse uma fonte do Departamento de Justiça, que pediu anonimato.

Não foram dados detalhes sobre quem pediu a abertura da investigação ou como será conduzida.

É responsabilidade da NSA a espionagem eletrônica fora dos EUA. Uma lei de 1978 estipula que, dentro do território americano e com cidadãos americanos, este tipo de vigilância seja autorizada por um tribunal secreto especial. Mas, depois do 11 de Setembro, Bush autorizou à NSA violar ligações internacionais e mensagens de e-mail de milhares de pessoas dentro dos EUA, sem obter aprovação do tribunal especial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]