• Carregando...

Os EUA vão buscar "múltiplos meios" para isolar Irã e Coreia do Norte se eles ignorarem suas obrigações internacionais, segundo a doutrina de Segurança Nacional do governo Obama, divulgada nesta quinta-feira (27) pela Casa Branca.O documento também afirma que os EUA continuam tentando negociar com o Irã, mas "sem ilusões".

A doutrina de segurança nacional prevê a união do envolvimento diplomático e a disciplina econômica ao poderio militar, como forma de ampliar a presença dos EUA no mundo.

Rompendo formalmente com o unilateralismo da era Bush, a estratégia de Obama prevê a expansão de parcerias para além dos aliados tradicionais dos EUA, de modo a abrangerem também potências emergentes, como China e Índia, para compartilharem o ônus dos problemas internacionais.

O governo também admite que reforçar o crescimento econômico e pôr em ordem as contas públicas dos EUA são itens que fazem parte das prioridades de segurança nacional. "No centro dos nossos esforços está um compromisso de renovar nossa economia, que serve como fonte do poderio norte-americano", disse o abrangente documento.

A Estratégia de Segurança Nacional, uma obrigação legal de cada presidente, costuma ser uma reafirmação seca das políticas em vigor, mas é um documento importante porque pode influenciar orçamentos e leis, além de ser observado de perto no exterior.

Obama, que assumiu o cargo em meio à pior crise financeira nos EUA desde a década de 1930, adotou uma postura mais clara do que qualquer de seus antecessores no estabelecimento de um vínculo entre a saúde econômica dos EUA e sua estatura internacional.

"Devemos renovar a fundação da força da América", diz o documento, declarando que o crescimento sustentável da economia depende de colocar o país numa "trilha fiscalmente responsável" e de reduzir a dependência do país em relação ao petróleo importado.

O texto não faz menção a um crescente consenso entre especialistas - o de que o profundo endividamento dos EUA junto a países como a China constitui um problema de segurança nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]