• Carregando...

O governo americano está desenvolvendo um pacote de vendas de arnas de US$ 20 bilhões em dez anos para a Arábia Saudita, confirmou um membro do administração oficial neste sábado à versão eletrônica da CNN.

A proposta de venda, noticiada primeiramente pelo jornal New York Times, visa a preparar a Arábia Saudita para eventuais invasões ou ataques iranianos na região do Golfo Pérsico.

A expectativa é de que Israel imponha objeções ao negócio. Mas a administração do presidente George W. Bush acredita que Israel deve manter sua primazia na região.

Uma das vendas que deverá enfrentar maior objeção é a de bombas guiadas por satélites, conhecidas como JDAMs. O pacote inclui bombas aéreas de 2.000 e de 500 libras.

Os israelenses se dizem muito preocupados com o armamento de alta precisão da Arábia Saudita. Em função disso, os Estados Unidos já estudam um local o mais longe possível de Israel para a armazenagem das armas.

Outros equipamentos que estão em discussão são navios, uma versão avançada de misséis aéreos já usados pelos EUA e mísseis. A proposta de venda de armamento para o país deverá ser o principal tema das discussões entre o secretário de Defesa, Robert Gates, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, em um encontro com membros do governo saudita na semana que vem. A transação terá que ser aprovada pelo Congresso americano para que seja realizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]