• Carregando...

A embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU), Susan Rice, disse aos israelenses nesta quarta-feira que "uma conversa para agradar" não é suficiente para se alcançar a paz com os palestinos e pediu que o governo retome as negociações, sem precondições, com o objetivo de criar um Estado palestino independente.

Rice assegurou aos israelenses, em discurso durante uma conferência da qual participou o presidente israelense Shimon Peres, que seu governo está comprometido com sua segurança.

"Como o presidente Peres sempre nos lembra, ser sério sobre (o processo) de paz significa se arriscar pela paz", disse Rice. "Ser sério sobre a paz significa entender que o amanhã precisa não parecer com o ontem".

Peres dividiu o prêmio Nobel da Paz de 1994 com o líder palestino Yasser Arafat e com o líder israelense assassinado Yitzhak Rabin por seus esforços para a paz no Oriente Médio.

O presidente Barack Obama tem tentado reiniciar as conversações entre israelenses e palestinos desde que assumiu o cargo. Os palestinos recusaram-se a retomar as negociações, exigindo que Israel primeiro encerre a construção de assentamentos nas regiões tomadas durante a guerra e que eles querem para seu futuro Estado.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse estar pronto para iniciar as conversações, mas apresentou uma série de condições que deixou os palestinos intrigados sobre usas intenções. Netanyahu disse que nunca vai dividir o controle de Jerusalém - uma exigência palestina - e não indicou se vai ceder grandes áreas tomadas durante a Guerra dos Seis Dias e que são reclamadas pelos palestinos.

Rice reuniu-se com Netanyahu e deve encontrar-se com o primeiro-ministro palestino Salam Fayyad na quinta-feira.

O discurso de Rice nesta quarta-feira parece ter tido como alvo os dois lados, pedindo que iniciem sem demora as negociações sobre as principais questões, dentre elas o status de Jerusalém.

"Nós precisamos decidir se somos sérios a respeito da paz ou se ficaremos na conversa só para agradar", disse ela.

Seu discurso reflete a ênfase do governo Obama em buscar soluções diplomáticas para os problemas mundiais. Na visão de Obama, sua abertura ao mundo muçulmano deixou muitos israelenses preocupados com a possibilidade de o presidente dos Estados Unidos retirar o quase incondicional apoio ao Estado judeu dado por seus antecessores.

Referindo-se a essas preocupações, Rice disse que os Estados Unidos "continuam completa e firmemente comprometidos com a paz e segurança" de Israel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]