Um sistema de baixa pressão que se desloca no sentido noroeste através do Golfo do México tem grandes chances de se tornar um ciclone tropical nos próximos dois dias e ameaçar os estados norte-americanos na costa norte do golfo, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quinta-feira.
O sistema, que agora está na região central do golfo, já levou algumas das grandes companhias internacionais de petróleo a retirar seus trabalhadores de plataformas marítimas.
O centro de monitoramento, sediado em Miami, disse que a área de baixa pressão estava produzindo grandes áreas de nuvens, tempestades e fortes ventos ao se deslocar lentamente para o noroeste.
"O sistema tem uma grande chance... 70 por cento... de se tornar um ciclone tropical durante as próximas 48 horas", disse o NHC.
Alguns modelos computadorizados mostraram o sistema em desenvolvimento, que vai se chamar Lee se de fato evoluir para uma tempestade tropical, passando pelo litoral do Texas e de Louisiana. O Lee seria a 12a tempestade oficial da temporada de furacões do Atlântico de 2011.
O Texas está enfrentando atualmente graves secas, e eventuais chuvas provocadas pelo sistema poderiam trazer algum alívio à região.
Enquanto isso, ainda bem distante do solo, o furacão Katia se formou no Atlântico na noite de quarta-feira e estava se dirigindo para oeste com ventos de 120 km por hora, mas sem representar risco por enquanto.
Deixe sua opinião