• Carregando...
Celulares da Huawei dispostos em loja da Huawei antes de ser inaugurada em Shanghai, 23 de junho de 2020. A inauguração faz parte do plano da marca de se fortalecer no mercado interno enquanto enfrenta dificuldades no estrangeiro
Celulares da Huawei dispostos em loja da Huawei antes de ser inaugurada em Shanghai, 23 de junho de 2020. A inauguração faz parte do plano da marca de se fortalecer no mercado interno enquanto enfrenta dificuldades no estrangeiro| Foto: AFP

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos tornou pública nesta quarta-feira (24), pela primeira vez, uma lista de empresas chinesas que operam nos EUA e têm laços com as forças armadas da China.

Segundo o site Axios, que teve acesso à lista, o presidente Donald Trump tem autoridade para impor sanções ou autorizar outras medidas econômicas de emergência contra as 20 empresas relacionadas. A lista foi exigida por uma lei de autorização de defesa nacional de 1999 mas não havia sido produzida, ou tornada pública, até o momento.

Ainda de acordo com o portal, em 1999, o Congresso americano queria ter certeza que a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) não ajudaria o país a ter acesso a tecnologias de defesa que pudessem melhorar a sua capacidade militar contra os EUA e seus aliados.

Lista de empresas chinesas que, segundo o Departamento de Defesa dos EUA, são ligadas às forças armadas da China
Lista de empresas chinesas que, segundo o Departamento de Defesa dos EUA, são ligadas às forças armadas da China

Entre as empresas listadas estão a gigante de telecomunicações Huawei, China Railway Construction Corporation, China Telecommunications Corporation, Panda Electronics (produtos eletrônicos como celulares e aparelhos de TV) e Inspur Group (tecnologia da informação).

A relação foi incluída como parte de uma disposição sobre a autoridade do presidente de aplicar a Lei de Poderes Econômicos Internacionais de Emergência (IEEPA) a empresas vinculadas ao exército chinês que operam nos EUA.

Ainda não se sabe se a divulgação da lista é um prenúncio para a aplicação de sanções econômicas contra as companhias pelo Tesouro americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]