• Carregando...

A aviação naval russa fez repetidos voos rasantes sobre um navio militar norte-americano na semana passada, num incidente típico da Guerra Fria, que foi levado pelo chefe de operações da Marinha dos EUA ao seu homólogo russo.

O navio USS Taylor não chegou a entrar em alerta por causa dos incidentes nos dias 10 e 11 de setembro, em águas internacionais do mar de Barents, na costa noroeste da Rússia.

"O barco não recebeu isso como (um ato) hostil", disse o coronel Dave Lapan.

A embarcação havia acabado de visitar o porto russo de Murmansk, numa homenagem a veteranos da Segunda Guerra Mundial dos dois países.

No dia seguinte, 10 de setembro, uma patrulha marítima russa passou a apenas 45 metros do USS Talyor, a somente 30 metros acima do nível do mar. Depois, passou diretamente sobre o navio, a 610 metros de altura.

No outro dia, um navio russo nos arredores enviou um helicóptero, que passou novamente a apenas 45 metros do USS Taylor.

"Ambos os lados estão discutindo agora para determinar se os protocolos adequados foram seguidos", disse Lapan. "É uma ocorrência bastante rara."

O chefe de operações da Marinha dos EUA, almirante Gary Roughead, levantou a questão com o seu homólogo russo, Vladimir Vysotskiy, durante uma visita na quarta-feira de uma delegação de alto nível de defesa da Rússia no Pentágono.

Há um ano, dois submarinos nucleares russos patrulharam a Costa Leste dos EUA, no que autoridades norte-americanas interpretaram como um esforço de Moscou para demonstrar presença militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]