Publicidade
Oeste da Inglaterra

EUA retiram bombardeiros de base no Reino Unido após ameaça terrorista

Imagem de arquivo de um bombardeiro americano na base aérea de Fairford, no oeste da Inglaterra (Foto: Neil Hall/EFE)

Ouça este conteúdo

Órgãos de imprensa dos Estados Unidos informaram que a Força Aérea do país levou de volta para o território americano os bombardeiros que estavam estacionados em uma base aérea britânica utilizada pela corporação no Reino Unido.

Segundo a agência Associated Press, uma autoridade do Pentágono disse que tais aviões de combate foram redistribuídos para suas bases de origem nos Estados Unidos.

A remoção ocorre depois de um incidente perto da base localizada em Fairford, no oeste da Inglaterra, na semana passada.

Cinco homens foram presos no domingo passado (27) perto da unidade, de onde aviões militares dos Estados Unidos vinham partindo para missões na guerra contra o Irã.

Por essa razão, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã disse este ano que a base poderia ser um “alvo legítimo” do regime islâmico e aliados.

Os suspeitos não tiveram seus nomes divulgados, mas, segundo as autoridades do Reino Unido, são todos cidadãos britânicos com idades entre 23 e 25 anos, da região de Londres. Eles foram libertados mediante pagamento de fiança no dia seguinte.

Também na semana passada, um cidadão com dupla nacionalidade britânica e iraniana foi preso no centro de Londres, em uma ação relacionada ao caso.

Autoridades do Reino Unido e americanas acusaram o Irã de responsabilidade pelo incidente, mas Teerã negou. O caso segue sob investigação.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem usando o episódio para elevar a retórica sobre uma possível retomada de bombardeios em grande escala contra o Irã.

“Tenho decisões a tomar sobre o Irã. O Irã foi dizimado. Então, a única questão é: será pelo caminho mais fácil ou pelo mais difícil?”, disse o presidente a jornalistas no sábado (3), em mais um ultimato para que o regime islâmico faça um acordo para a encerrar a guerra iniciada em fevereiro.

Apesar da retirada dos bombardeiros da base de Fairford, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse nesta segunda-feira (5) que a segurança das bases militares dos Estados Unidos é rígida e descartou maiores preocupações.

“Confiamos na segurança de todas as nossas bases porque, em teoria, todas podem estar ameaçadas a qualquer momento. Por isso, contam com tantas medidas de segurança ao seu redor”, declarou o chefe da diplomacia americana à imprensa antes de embarcar em um avião para uma viagem à Europa, onde passará por Islândia, Grécia e Portugal, segundo informações da agência EFE.

Na entrevista, Rubio disse que a retirada dos bombardeiros da base ocorreu devido a “rotações regulares” que o Pentágono realiza com seus ativos militares.

“Eu não vincularia diretamente o ocorrido na semana passada aos movimentos realizados. A única razão pela qual vocês [imprensa] prestam atenção em quantos aviões há em Fairford é por causa da ameaça ocorrida na semana passada”, declarou o secretário de Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.