• Carregando...

Istambul – Ministros e altos funcionários da saúde de 53 países europeus começam hoje, em Istambul, uma discussão sobre o avanço da obesidade, considerado um dos mais importantes desafios sanitários contemporâneos. Os participantes da conferência devem assinar uma Carta Européia de Luta contra a Obesidade, estabelecendo as linhas de conduta para combater o problema, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS), que organiza o encontro.

A reunião, que vai até sexta-feira, será a primeira do gênero a discutir o problema da Europa, onde a metade dos adultos e 20% das crianças têm sobrepeso, e um terço da população adulta é obesa, segundo estatísticas da OMS. "A obesidade na Europa alcança proporções epidêmicas", declarou no mês passado a OMS. "Sua prevalência triplicou durante as últimas duas décadas". Se não for feita qualquer ação, até 2010 a região contará com 150 milhões de adultos obesos, ou seja, 20% da população, e cerca de 15 milhões de crianças e adolescestes obesos, ou 10% da população, advertiu a organização.

A Comissão Européia, o principal interlocutor da OMS na reunião de Istambul, advertiu no mês passado que o excesso de peso e a obesidade aumentam a um ritmo alarmante nos 25 países da União Européia. Segundo os dados, até 27% dos homens europeus e 38% das mulheres são considerados obesos.

Vida moderna

O aumento da média de peso é resultado direto dos hábitos sedentários da vida moderna, estima a OMS. Também é cada vez maior o consumo de alimentos industrializados, com grandes concentrações de gorduras, carboidratos e sal.

A obesidade preocupa porque está associada a outros problemas de saúde, como a diabete e a hipertensão arterial, que leva a doenças cardíacas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]