• Carregando...
Nuvens de cinza também afetaram o aeroporto internacional de Nice, no sul da França | AFP
Nuvens de cinza também afetaram o aeroporto internacional de Nice, no sul da França| Foto: AFP

A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) informou neste domingo (9) esperar que a nuvem de cinzas procedente do vulcão islandês Eyjafjallajokull diminua ao longo do dia, permitindo que aeroportos na Itália sejam reabertos mais tarde. "A expectativa é de que a maioria dos aeroportos fechados no momento seja reaberta mais tarde", disseram representantes da Eurocontrol em Bruxelas. Na Irlanda, porém, as autoridades preveem que aeroportos locais precisarão interromper as atividades.

Em comunicado, a Eurocontrol estimou que o número de voos na Europa ficará cerca de 500 abaixo da média para um domingo nesta época do ano, já que a nuvem "ainda atinge significativamente o espaço aéreo europeu". Dezenas de voos foram cancelados hoje na França, na Itália e em Portugal. Controladores, no entanto, têm a expectativa de que os voos sejam retomados neste domingo em Milão, assim como em Pisa e em Florença.

Na França, as autoridades disseram que os cancelamentos afetaram Nice, onde fica o aeroporto internacional mais próximo de Cannes que aguarda a chegada dos primeiros participantes de seu festival internacional de cinema. No mês passado, nuvens de cinzas vulcânicas vindas da Islândia provocaram o fechamento de aeroportos europeus por seis dias. Mais de 100 mil voos foram cancelados, impedindo o tráfego de 8 milhões de passageiros e causando prejuízos estimados em 2,5 bilhões de euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]