• Carregando...

Os trens operados pela Eurostar, que unem a Grã-Bretanha e a França sob o Canal da Mancha, retomaram suas viagens nesta terça-feira, após três dias de paralisação por causa de panes aparentemente provocadas pela onda de frio que atinge toda a Europa e continua causando o caos nos meios de transporte.

Milhares de passageiros conseguiram viajar nesta terça-feira, apesar de o serviço ferroviário pelo Eurotúnel ter sido retomado de forma limitada. O primeiro trem deixou a estação Gare du Nord, em Paris, logo cedo, levando 750 pessoas para Londres. Centenas de outras pessoas aguardavam na estação lotada, enquanto funcionários da Eurostar distribuíam café.

A companhia advertiu que os trens, que transportam cerca de 40 mil passageiros diariamente, só voltarão a funcionar normalmente após o dia 28. Esta época é a de maior movimentação do ano por causa do Natal e do ano-novo e a neve e o gelo interromperam os serviços aéreos e ferroviários e bloquearam estradas em toda a Europa.

O diretor britânico da Eurostar, Christopher Garnett, disse que uma investigação independente sobre a pane nos trens está sendo realizada, mas os resultados só devem ser divulgados no final de janeiro. Aparentemente, os trens sofreram falhas elétricas causadas pela condensação formada pela mudança do ar frio externo e o ar quente dentro dos túneis.

Os temporais dos últimos dias e o frio que chegou até a -30°C já causaram a morte de 90 pessoas no continente - dez somente nesta terça-feira na Polônia -, em sua maioria homens sem-teto. Entre os mortos há também vítimas de acidentes de trânsito provocados pela neve.

Muitos aeroportos reabriram hoje - como os italianos de Malpensa (Milão), Gênova e Verona -, mas se esperavam atrasos e cancelamentos de voos. Cerca de 3 mil pessoas passaram a noite de segunda-feira no aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, cujo tráfego aéreo foi suspenso por causa da neve que caiu durante toda a segunda-feira.

Na Inglaterra, milhares de motoristas passaram a noite de segunda-feira em seus veículos depois que uma nevasca bloqueou várias estradas do sul do país. Numerosos voos foram cancelados hoje nos aeroportos de Luton, Gatwick e Stansted (Londres) e nos de Glasgow e Edimburgo (Escócia), mas alguns foram retomados horas depois. O aeroporto londrino de Heathrow, o maior da Europa, estava aberto hoje, mas vários voos foram adiados por causa do mau tempo. O serviço de meteorologia prevê mais nevascas para esta quarta-feira na Grã-Bretanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]