• Carregando...

O presidente boliviano Evo Morales propôs nesta terça-feira que se elimine em todo o mundo os sigilos bancários e os paraísos fiscais como mecanismo efetivo na luta contra o tráfico de drogas que movimenta, segundo ele, 500 bilhões de dólares por ano.

"Por que não erradicar o segredo bancário em nível mundial? Por que não acabar com os paraísos fiscais, onde se movimenta tanta economia, recursos econômicos que vêm de uma ilegalidade?", questionou Morales durante o aniversário da criação de uma força policial de elite antinarcóticos.

Segundo o presidente, que foi líder dos combativos cultivadores de coca no Chapare da Bolívia, seu governo instaurou um modelo de luta contra o narcotráfico "sem violar os direitos humanos, onde se respeita o meio ambiente, sem paramilitares, nem guerrilhas, nem parlamentares seqüestrados, sem fumigações e com resultados importantes".

Para Morales este modelo deveria ser copiado em outros países do mundo como maneira efetiva para lutar contra as drogas.

Segundo dados oficiais, a polícia antinarcóticos da Bolívia apreendeu no primeiro semestre de 2007 um total de 383 toneladas de drogas, entre maconha e cocaína.

Em compensação, a superfície dedicada ao cultivo de coca passou de 25.400 hectares a 27.500 (um aumento de 8%) em 2006 e a produção de cocaína subiu de 80 a 94 toneladas (17,5%), segundo dados da Agência contra a Droga e o Delito das Nações Unidas (ONUDD).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]