• Carregando...

Nova Iorque – Demorou um pouco para ele se soltar, mas o presidente da Bolívia, Evo Morales, acabou sendo o autor da última tirada no satírico programa de noticiário de tevê, The Daily Show with John Stewart. Ao entrar no palco na noite de terça-feira, Morales foi recebido com manifestações de entusiasmo e aplausos e até um grito de "Evooo!" – pela platéia do programa vencedor do Emmy.

Parecendo pouco à vontade e expressando-se por meio de um tradutor, a princípio Morales pareceu não entender algumas das piadas de Stewart, dando respostas sérias. Mas gradualmente foi se descontraindo com o questionamento gentil de Stewart e uma multidão que delirou com as acusações do líder esquerdista contra o capitalismo ocidental e apelos pela justiça social.

Quando Stewart insistiu com Morales para discutir suas reformas, o presidente sentiu-se livre para exaltar seus sucessos que despertaram os aplausos entusiasmados da platéia a cada exemplo. Terminou com uma tirada. "Por favor, não me considerem parte do eixo do mal", disse Morales para um delírio de risadas de seu anfitrião e da platéia.

Seu comparecimento ao programa noturno, conhecida por suas tendências liberais, foi o ponto alto de sua visita a Nova Iorque para a reunião da Assembléia-Geral da ONU.

"A sua história é notável. Como um agricultor, um agricultor pobre apenas com o ensino médio se torna o primeiro presidente indígena da Bolívia? É uma jornada incrível", perguntou Stewart.

"Segundo meu entendimento, todos nós temos direito", disse Morales, um índio ayamara que to-mou medidas para nacionalizar o petróleo boliviano e a indústria de gás e está promovendo a formulação de uma nova Constituição que concederá mais poder à maioria indígena do país.

"Profissionais liberais e intelectuais não são os únicos que podem ser presidente", disse ele. "Índios também podem"."Na Bolívia", disse Stewart com expressão impassível, inclinando-se para frente confidencialmente. "Nos Estados Unidos é um tanto complicado".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]