• Carregando...

O ex-ditador chileno Augusto Pinochet está em estado grave mas estável, após sofrer um ataque cardíaco e um edema pulmonar na madrugada deste domingo, segundo informaram fontes do Hospital Militar de Santiago, onde ele está internado. Pinochet é acusado de assassinar e seqüestrar seus opositores políticos durante os 17 anos em que esteve no poder.

A direção do hospital na capital chilena confirmou que Pinochet deu entrada às 2h (hora local), com um quadro de "infarto e edema pulmonar agudo", e que ele se encontra em "estado grave porém estável".

Já chegaram ao hospital alguns parentes de Pinochet, entre eles seus filhos Jacqueline e Augusto. Sua mulher, Lucía, chegou com ele mas deixou o local depois que a equipe médica estabilizou o paciente.

Augusto Pinochet completou 91 anos no dia 25 de novembro. Na segunda-feira, o juiz Victor Montiglio o processou e determinou sua prisão domiciliar por sua suposta responsabilidade pelo seqüestro e homícidio de opositores a seu regime. O caso é conhecido como "Caravana da Morte", a comitiva que em 1973 executou 75 militantes políticos contrários ao ditador.

O ex-ditador marcou seu aniversário emitindo um comunicado em que assumiu a "responsabilidade política" pelos atos cometidos durante o golpe militar que o levou ao poder e assegurou que sua única motivação era "engrandecer o Chile e evitar a desintegração" do país.

"Hoje e perto do final dos meus dias, quero manifestar que não guardo rancor de ninguém, que amo minha pátria acima de tudo", disse Pinochet na carta lida por sua mulher a cerca de cem partidários que se reuniram em frente à residência do ex-ditador.

Durante o governo de Pinochet, entre 1973 e 1990, cerca de três mil pessoas morreram ou desapareceram, enquanto outras 28 mil foram vítimas de tortura - incluindo a presidente chilena, Michelle Bachelet.

O militar, que enfrenta mais de cinco processos contra ele, livrou-se algumas vezes de cumprir pena por crimes contra os direitos humanos e de enriquecimento ilícito, alegando razões de saúde e demência senil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]