• Carregando...

Yegor Gaidar, ex-primeiro-ministro russo e arquiteto das reformas de mercado do país, disse ao jornal Financial Times que foi atingido, repentinamente, por uma doença grave durante uma visita à Irlanda na semana passada.

A doença misteriosa apareceu um dia depois da morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko em Londres, em consequência de envenenamento por radiação. Não há indícios de radiação como causa da doença de Gaidar, afirmou o jornal nesta quarta-feira.

``Sofri problemas sérios de saúde no dia 24 de novembro, que representaram um risco à minha vida'', disse o ex-premiê em entrevista ao jornal por telefone, de Moscou, onde realiza exames.

``Esta ameaça não se concretizou. A situação estabilizou-se depois de algumas horas'', afirmou ele.

Ele não explicou por que sentiu-se mal, mas afirmou que tudo começou depois de tomar café da manhã no local onde estava hospedado perto de Dublin, disse o jornal.

``Até agora nenhum dos médicos que me examinaram conseguiu explicar o motivo. Tudo o que eu posso dizer é que senti como se tivesse nascido de novo'', declarou.

Ekaterina Genieva, que ajudou a organizar a conferência da Universidade Nacional da Irlanda onde Gaidar se apresentaria, disse que ele estava pálido quando apareceu.

Gaidar saiu da sala cerca de 10 minutos depois.

``Corri atrás dele e o vi caído no chão, inconsciente. Ele estava vomitando sangue e também sangrou pelo nariz por cerca de 35 minutos'', disse ela, segundo o jornal.

Gaidar foi tratado durante a noite em um hospital irlandês antes de voltar para a Rússia. Ele não quis comentar se achava que foi envenenado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]