• Carregando...

Kiev – A líder da Revolução Laranja, Yulia Timoshenko, afirmou ontem que solicitará hoje ao presidente Viktor Yushenko a formação de um governo pró-ocidental, segundo declarações divulgada pelos canais de televisão local. "Pedirei ao presidente que inicie a formação da coalizão do governo, de todos os órgãos de poder", afirmou Timoshenko.

A provável futura primeira-ministra da Ucrânia disse ainda que acredita que a coalizão será formada nas 24 ou 48 horas posteriores ao anúncio dos resultados oficiais das eleições realizadas ontem. As forças do presidente da Ucrânia, o pró-ocidental Viktor Yushenko, conseguiram uma vitória apertada nas eleições legislativas, segundo duas pesquisas de boca-de-urna que lhes atribui 44,9 e 45,7% dos votos. Os partidos pró-russos, ou seja, o Partido das Regiões, do primeiro-ministro Viktor Yanukovich, e os Comunistas, aliados do atual governo, obtiveram, por sua parte, entre 34,5% e 39,6% dos votos.

Esses dados foram divulgados logo após o fechamento dos colégios eleitorais na ex-república soviética, e mostram como o partido de Yushenko, Nossa Ucrânia, e o Bloco de Yulia Tymoshenko, ex-primeira-ministra, se impuseram por uma estreita margem ao premier Yanukovich.

A participação nas eleições legislativas superou os 50% na maioria dos distritos eleitorais do país. A participação média foi de 57,3% em 163 dos 225 distritos do país, quando faltavam duas horas para o fechamento das seções, informou a Comissão Eleitoral Central.

Esperança

Os colégios eleitorais abriram suas portas às 7 horas de ontem, para eleições legislativas. O pleito de ontem estava sendo visto pela população como possibilidade de estabilidade na Ucrânia após várias crises políticas.

Cerca de 37 milhões de eleitores foram convocados para eleger o novo Parlamento – no caso da Ucrânia uma assembléia unicameral com 450 cadeiras.

Embora haja 20 partidos na disputa, apenas três com certeza conseguirão atingir os 3% exigidos para entrar no Parlamento. Aneontem, o presidente pró-ocidental da Ucrânia, Viktor Yushenko, pediu a seus compatriotas que acabasse com o "caos" atual no país e fizessem uma "escolha sábia entre o passado e as mudanças".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]