• Carregando...

O pré-candidato republicano Rick Santorum obteve um grande resultado nas primárias de terça-feira no estado de Iowa, mas agora precisa de dinheiro e estrutura para manter o ímpeto na disputa presidencial dos Estados Unidos.

O ex-senador Santorum ficou apenas 8 votos atrás do rival, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, favorito em nível nacional, no caucus (eleição primária) de Iowa, que abriu a disputa pela indicação republicana à Casa Branca.

O ex-senador, que passou meses como um candidato secundário nas pesquisas, conseguiu quase chegar à vitória graças a uma estratégia teimosa, que envolveu visitas a cada um dos 99 condados de Iowa, num "varejo" político que muito agrada ao eleitorado local.

"O jogo continua!", disse Santorum numa festa para celebrar o resultado, na noite de terça-feira.

Mas, para ter motivos para festejar em outros Estados, Santorum terá de compensar sua falta de organização fora de Iowa.

"Por um lado, é um tributo à política à moda antiga", disse Kenneth Sherrill, professor de ciência política do Hunter College, em Nova York. "Ele não consegue replicar isso em nenhum outro Estado, porque não há outro Estado onde possa passar um ano entre a situação de agora e o dia da eleição."

Como azarão na disputa, Santorum recebia pouca cobertura da mídia e costumava ser queixar de não ser alvo de perguntas nos debates republicanos. Agora, o ex-senador da Pensilvânia passará a receber maior escrutínio.

Os rivais já começaram a salientar os fatos de ele ter votado no Senado a favor de grandes gastos públicos, contrariando suas posições conservadoras, e de ter apoiado Romney na disputa republicana de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]