Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

Exército busca explosivos no shopping de Nairóbi

Trabalho de especialistas atrasa resgate dos corpos no centro comercial queniano, depois do ataque de grupo terrorista somali

Incêndio causado pelo Al-Shabab destruiu parte do shopping | Reuters
Incêndio causado pelo Al-Shabab destruiu parte do shopping (Foto: Reuters)
A terrorista

1 de 1

A terrorista

A localização e detonação controlada de explosivos colocados pela milícia radical somali Al-Shabab no interior do centro comercial Westgate de Nairóbi atrasou ontem as tarefas de remoção de escombros e o resgate dos corpos das vítimas do ataque.

Segundo a Cruz Vermelha, a busca de corpos foi suspensa desde quarta-feira, pois o Exército queniano continua a buscar artefatos explosivos que os assaltantes esconderam antes de serem rendidos.

Ontem, foram ouvidos três fortes explosões no interior do edifício que, segundo a polícia, estavam controladas pela equipe antibombas.

O balanço oficial é de 72 mortos, mas a Cruz Vermelha informou que há outros 61 desaparecidos, pessoas que estavam no último sábado no Westgate quando começou o ataque terrorista e que ainda não fizeram contato com suas famílias.

Um dos funcionários do necrotério disse que é esperada a chegada de vários corpos que ainda estão no interior do centro comercial.

O centro comercial e suas imediações permanecem sitiados pelo exército, que aumentou os controles de segurança e restringiu a presença de jornalistas e voluntários.

A busca de explosivos colocados pelos terroristas também atrasa a investigação feita por um grupo de agentes de cinco países.

Procurada

A Interpol emitiu ontem um alerta de busca internacional para Samantha Lewthwaite, britânica conhecida como "Viúva Branca", sem mencionar suspeitas de seu envolvimento no ataque ao shopping center de Nairóbi. A Interpol disse que Samantha, de 29 anos, é procurada pelo Quênia por posse de explosivos e conspiração para cometer um crime em dezembro de 2011. Samantha é viúva de Germaine Lindsay, um homem-bomba que atacou o transporte público de Londres em 2005.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.