• Carregando...

Dezenas de homens armados lançaram uma série de ataques aparentemente co­­ordenados contra guarnições militares do Exército do México, no norte do país, em tiroteios que deixaram pelo menos 18 agressores mortos. Ontem, em outro episódio, dez pessoas relacionadas a operações dos cartéis do narcotráfico mexicano foram de­­­­tidas na Califórnia (EUA) e a polícia local confiscou drogas no valor de US$ 5 mi­­lhões. Oito dos supostos traficantes foram detidos no sul da Califórnia, enquanto dois foram presos no vale central californiano.

No México, os agressores tentaram sitiar os soldados nos quartéis, com sete ataques quase simultâneos em vários lugares de dois estados nortistas. Os eventos pa­­recem indicar uma grave es­­calada na guerra contra as drogas conduzida pelo go­­ver­­no mexicano, uma vez que os delinquentes atacaram os soldados com veículos blindados, granadas de mão e fuzis de assalto.

Audácia

Embora sejam frequentes os ataques de homens armados a soldados, raramente foram atacados quartéis e bases militares. Os tiroteios aconteceram na terça-feira, nos estados de Tamaulipas e Nuevo León, na fronteira com os Estados Unidos.

O general Edgar Luis Vil­­legas disse nesta quarta-feira que foram lançados sete ataques contra o exército, in­­cluí­­dos três contra bloqueios mi­­litares.

"Os ataques são a reação desesperada dos grupos de criminosos, ante o avanço obtido pelas autoridades fe­­derais" na luta contra os cartéis da droga, disse o ge­­ne­ral.

O exército mexicano disse ter confiscado 54 rifles, 61 granadas de mão, lançadores de granadas, oito bombas rudimentares e seis veículos blindados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]