• Carregando...

Duas pessoas morreram e pelo menos 17 ficaram feridas depois de dois tiroteios registrados nesta segunda-feira (9) na fronteira entre Síria e Turquia, informou a imprensa turca. "Recebemos 17 feridos da Síria, dois deles faleceram", declarou à agência Anatolia Abdülkadir Abdullah, funcionário da secretaria de Saúde de Kilis, uma cidade turca próxima da fronteira com a Síria.

Os feridos foram retirados da Síria após um ataque durante a noite das forças oficiais sírias contra Sucu, na província de Aleppo. Os tiros motivaram um protesto imediato da chancelaria turca à representação síria em Ancara.

De acordo com três ativistas sírios que vivem no campo de refugiados de Öncüpinar, situado na fronteiriça província de Kilis, essa foi a primeira vez que as forças sírias atacaram um campo de refugiados em território turco.

Segundo a emissora "NTV", o tiroteio foi registrado por volta do meio-dia (hora local) e as forças sírias "apontavam para o acampamento", enquanto a rede de televisão "CNNTürk" falava em uma suposta bala perdida.

Três ativistas que vivem no local confirmaram à Agência Efe que os soldados sírios disparavam de forma contínua e consciente no acampamento, situado a menos de 100 metros da fronteira.

"Há dez casas pré-fabricadas que foram completamente atingidas pelas balas", afirma Khalil Kara, um refugiado sírio e morador do Öncüpinar.

Segundo a "CNNTürk", antes desse episódio, aproximadamente 100 sírios chegaram Turquia fugindo de outro tiroteio entre o Exército sírio e grupos rebeldes, que combatiam perto da fronteira da província de Kilis.

O governador de Kilis, Yousef Odabas, afirmou à "CNNTürk" que 13 pessoas ficaram feridas somente entre os refugiados, sendo que dois deles faleceram pouco depois. Para evitar novas mortes no local, o Ministério das Relações Exteriores turco exigiu à embaixada síria em Ancara que os tiroteios cessem imediatamente.

De acordo com os relatos, os sírios que estavam no acampamento de Öncüpinar saltaram as cercas do recinto, apesar do controle das forças turcas, e correram para darem apoio aos recém chegados. Neste momento, as forças sírias começaram a disparar em direção ao acampamento.

Após o episódio, os ativistas sírios também falaram que as forças turcas não souberam proteger os refugiados em território turco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]