• Carregando...
Joseph Biden, em seu sexto mandato, é apontado como bom argumentador e orador mordaz . | Mannie Garcia/AFP
Joseph Biden, em seu sexto mandato, é apontado como bom argumentador e orador mordaz .| Foto: Mannie Garcia/AFP

38 anos na política dos Estados Unidos

Senador democrata pelo estado de Delaware, Joseph Robinette Biden Jr. está em seu sexto mandato e é um dos políticos há mais tempo em atividade nos Estados Unidos.

Nascido em 1942 no estado da Pensilvânia, Biden teve praticamente toda sua vida política atrelada ao Senado. De família católica irlandesa, ele se formou em História, Ciências Políticas e Direito. Fora da política, atuou como advogado e defensor público.

Em 1970, Biden foi eleito ao conselho do Condado de New Castle (equivalente ao cargo de vereador). Dois anos depois, aos 29 anos, venceu sua primeira eleição para o Senado, sendo o quinto senador mais jovem da história americana. Um mês depois de ser eleito, a mulher e uma das filhas de Biden morreram em um acidente de carro. Diante do trauma, o político pensou em renunciar, mas, após apelos da liderança do Partido Democrata, foi empossado.

Biden lidera o Comitê de Relações Exteriores do Senado, o que lhe permitiu conhecer a maioria dos líderes políticos mundiais, e é considerado especialista em política externa.

O senador democrata por Delaware Joe Biden, de 65 anos, será o candidato a vice-presidente dos Estados Unidos na chapa de Barack Obama. A nomeação foi antecipada na madrugada de ontem por um oficial do partido à Associated Press e oficializada pela campanha democrata a simpatizantes do partido por mensagem de celular, por e-mail e pela internet.

A escolha seria uma maneira de dar ao candidato democrata a profundidade necessária em áreas em que Obama é considerado fraco por seus oponentes: política internacional e segurança global.

Obama, um relativamente recém-chegado à cena política, fez história ao se tornar o primeiro candidato negro a liderar uma corrida presidencial. Mas ele tem tido que enfrentar críticas violentas do rival republicano John McCain, um senador veterano do Arizona, piloto de combate e ex-prisioneiro na Guerra do Vietnã.

Extrovertido, bom argumentador e mordaz orador, Biden reúne os três requisitos que Obama procura em um companheiro de chapa eleitoral: está preparado para ser presidente, será capaz de ajudá-lo a governar e, sobretudo, tem idéias próprias.

Mudanças

A escolha de seu vice é mostra claramente a intenção de conter algumas dessas críticas. "Joe Biden traz impressionante colaborações que ultrapassam divisões partidárias (...) Obama e Biden são líderes que trarão as mudanças que nosso país precisa", diz a campanha democrata em comunicado na web.

O nome de Biden ganhou força nas últimas semanas pelo fato do veterano democrata, em seu sexto mandato, ser presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado americano, o que, na opinião de líderes do partido, pode amenizar a inexperiência de Obama no assunto.

O anúncio da escolha do vice-presidente foi feito aos correligionários de Obama por meio mensagens de telefone celular e e-mail. O site oficial do candidato já estampa a foto dos dois democratas pedindo doações. A nomeação foi antecipada no começo da madrugada deste sábado por um membro do partido que falou na condição de anonimidade à Associated Press.

A designação foi o melhor segredo guardado de Washington até a noite passada quando se soube que dois dos principais "elegíveis", o governador da Virgínia, Tom Kaine, e o senador de Indiana Evan Bayh, haviam "saído" da lista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]