• Carregando...

Uma bomba colocada na Turquia por suspeitos de serem separatistas do PKK e um problema técnico no Iraque paralisaram o bombeamento do oleoduto entre Kirkuk e Ceyhan, autoridades disseram neste domingo (4).

O ataque do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) representa uma nova ameaça ao duto, que transporta um quarto das exportações de petróleo do Iraque. O grupo rebelde suspendeu em junho um cessar-fogo.

A explosão no fim do sábado ocorreu perto da cidade de Midyat, na província de Mardin, perto da fronteira com a Síria, segundo fontes do setor de segurança turco. A operadora do duto trabalhava neste domingo para reativar o bombeamento.

Do lado iraquiano da fronteira, um problema técnico, que paralisou o bombeamento na quinta-feira, está demorando mais do que o esperado para ser consertado.

Autoridades iraquianas afirmaram que uma equipe técnica continua o trabalho de reparo, mas não deu detalhes sobre os prazos para o conserto.

O duto de 960 km transporta em média 500 mil barris de petróleo por dia do norte do Iraque até o porto turco mediterrâneo de Ceyhan, onde segue para a exportação.

O duto sofre com problemas técnicos frequentes por causa da sua idade e da falta de manutenção durante anos.

Nas últimas semanas, o PKK intensificou ataques contra alvos militares turcos, depois do fim do cessar-fogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]