• Carregando...
Explosão ocorreu quando cerca de cem pessoas saqueavam o veículo; escassez transformou o combustível em bem precioso no país
Explosão ocorreu quando cerca de cem pessoas saqueavam o veículo; escassez transformou o combustível em bem precioso no país| Foto: Reprodução/Chapin TV

A explosão de um caminhão-tanque com combustível deixou ao menos 60 mortos no norte do Haiti, informou nesta terça-feira (14) o vice-prefeito de Cap-Haitien, Patrick Almonord. Dezenas de pessoas ficaram feridas e foram transportadas para hospitais da cidade, a segunda maior do Haiti.

A explosão ocorreu na noite de segunda-feira, quando cerca de cem pessoas saqueavam o veículo, que tinha se envolvido em um acidente em Pont Grand Bois et Samarie, um bairro no centro de Cap-Haitien.

O elevado número de feridos tem sobrecarregado os centros médicos da cidade e o governo anunciou que criará hospitais de campanha. Diversos feridos foram tratados no chão de um hospital devido à falta de leitos, de acordo com as imagens que circulavam nas redes sociais.

O acidente ocorre em um momento em que o país ainda enfrenta problemas de abastecimento de combustível, que foram desencadeados em outubro passado pela ação de grupos armados.

A escassez levou a um comércio informal generalizado e transformou o combustível em bem precioso, com preços que subiram tanto nas estações de serviço como no mercado clandestino.

Na semana passada, o governo haitiano anunciou um aumento acentuado no preço dos derivados de petróleo, variando entre 24% para a gasolina e 108% para o diesel.

O Haiti atravessa uma das crises mais graves das últimas décadas, que se tornou particularmente aguda desde o assassinato do presidente Jovenel Moise, em 7 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]