Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Farc

Explosão de carro-bomba mata quatro na Colômbia

Bogotá - O prefeito de Cali disse que um carro-bomba explodiu na frente do palácio de Justiça da cidade, ontem, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo outras 20. O prefeito Jorge Iván Ospina disse que o automóvel explodiu após ter sido estacionado em frente ao palácio, que foi danificado pelo impacto.

A explosão também danificou um prédio do Poder Judiciário, em um dos piores ataques urbanos deste ano. A bomba atingiu vários andares do edifício, destruiu lojas próximas e espalhou destroços e metal retorcido por uma rua importante de Cali.

As autoridades responsabilizaram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pelo ataque. "Apenas os terroristas das Farc poderiam ter feito isso", afirmou a repórteres presentes no local o general da polícia Gustavo Ricaurte.

Os militantes assumiram o ataque, que classificaram de retaliação contra tentativas de erradicar as plantações de coca.

Violência

O nível de violência registrado na Colômbia diminuiu muito sob a presidência de Álvaro Uribe, que contou com ajuda de bilhões de dólares cedidos pelos EUA para obrigar os rebeldes das Farc a recuarem até áreas de mata e as montanhas. Os atentados em áreas urbanas foram reduzidos, mas combates continuam a ser travados em algumas áreas rurais, especialmente nas regiões onde há plantações de folha de coca, a matéria-prima usada na produção da cocaína.

A droga é utilizada pelas Farc para financiar suas ações armadas. Em agosto, sete pessoas foram mortas na explosão de uma bomba em uma cidade pequena do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.