• Carregando...

Bogotá - O prefeito de Cali disse que um carro-bomba explodiu na frente do palácio de Justiça da cidade, ontem, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo outras 20. O prefeito Jorge Iván Ospina disse que o automóvel explodiu após ter sido estacionado em frente ao palácio, que foi danificado pelo impacto.

A explosão também danificou um prédio do Poder Judiciário, em um dos piores ataques urbanos deste ano. A bomba atingiu vários andares do edifício, destruiu lojas próximas e espalhou destroços e metal retorcido por uma rua importante de Cali.

As autoridades responsabilizaram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pelo ataque. "Apenas os terroristas das Farc poderiam ter feito isso", afirmou a repórteres presentes no local o general da polícia Gustavo Ricaurte.

Os militantes assumiram o ataque, que classificaram de retaliação contra tentativas de erradicar as plantações de coca.

Violência

O nível de violência registrado na Colômbia diminuiu muito sob a presidência de Álvaro Uribe, que contou com ajuda de bilhões de dólares cedidos pelos EUA para obrigar os rebeldes das Farc a recuarem até áreas de mata e as montanhas. Os atentados em áreas urbanas foram reduzidos, mas combates continuam a ser travados em algumas áreas rurais, especialmente nas regiões onde há plantações de folha de coca, a matéria-prima usada na produção da cocaína.

A droga é utilizada pelas Farc para financiar suas ações armadas. Em agosto, sete pessoas foram mortas na explosão de uma bomba em uma cidade pequena do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]