• Carregando...

Dezenas de pessoas morreram na quinta-feira (24) na explosão de uma usina de gás do sudeste da Nigéria, anunciou nesta sexta-feira (25) o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.

A explosão ocorreu às 13h00 (10h00 de Brasília) de quinta-feira em Nnewi, em uma usina da Inter Corp Oil Limited Gas, filial do conglomerado Chicason Group, e provocou um incêndio que durou quatro horas e destruiu edifícios contíguos.

Quando os bombeiros conseguiram sufocar as chamas, apareceram cadáveres carbonizados no chão coberto de cinzas, segundo meios de comunicação locais.

As chamas destruíram vários depósitos de gás, assim como automóveis e bicicletas estacionados perto da usina.

Buhari afirmou em um comunicado que estava “muito comovido por tantas perdas humanas em um único acidente industrial”.

Um balanço policial anterior mencionava oito falecidos no acidente.

“Era uma enorme fogueira”, disse o porta-voz da polícia, Ali Okechukwu, informando que seis pessoas ficaram feridas e precisaram ser transferidas a um hospital.

“As causas (da explosão) ainda precisam ser determinadas. Várias pessoas perderam a vida. Algumas sofreram queimaduras de diferentes graus”, declarou o governador do Estado de Anambra, Willy Obiano, à rede Channels Television.

Alimentado pelo gás, o incêndio se propagou de forma instantânea, indicou à AFP James Eze, porta-voz da agência nacional de situações de emergência. “Todas as instalações situadas em uma área de 300 metros foram incendiadas, e casas situadas a 400 metros foram atingidas” pelas chamas, acrescentou.

Acidentes frequentes

“O fogo (era) tão forte que converteu os ossos em cinzas, mas ninguém veio buscar informação sobre uma pessoa desaparecida”, explicou Eze.

Segundo fontes locais, a explosão ocorreu depois que um caminhão descarregou vários botijões de gás para clientes antes das festas de Natal.

Outras fontes afirmavam que a explosão foi registrada enquanto os funcionários levavam um contêiner de gás com um vazamento a um aterro da empresa.

“Vi a explosão e disse às pessoas ao meu redor que tínhamos que correr, que era muito perigoso”, contou Chika Nwokolo, uma funcionária que sobreviveu ao incêndio.

“Corremos, mas a onda expansiva me atingiu pelas costas e cai”, explicou, apontando os ferimentos em sua cabeça.

O Chicason Group, com sede em Lagos, é um conglomerado empresarial nigeriano com múltiplas atividades: construção, fabricação de objetos de plástico, produtos alimentícios e também petróleo e gás, etc.

A cidade de Nnewi é famosa por ser um centro do comércio de peças de substituição para veículos.

A Nigéria é o primeiro produtor africano de petróleo, que constitui sua maior fonte de renda.

Os acidentes como o de quinta-feira são frequentes no país, e costumam ocorrer depois que ladrões de petróleo danificam os oleodutos.

Em julho, 12 pessoas morreram e três ficaram feridas em uma explosão ocorrida durante as obras de reparação de um oleoduto no delta do Níger.

Nos últimos 10 anos, centenas de pessoas morreram em explosões similares na Nigéria, a primeira economia da África.

A Nigéria perde o equivalente a 300.000 barris de petróleo por dia por culpa dos grupos que roubam petróleo nos oleodutos, segundo a companhia petrolífera nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]