• Carregando...
Pessoas se reúnem perto de mesquita em Kunduz, Afeganistão, onde uma explosão matou dezenas de pessoas durante as orações de sexta-feira, 8 de outubro
Pessoas se reúnem perto de mesquita em Kunduz, Afeganistão, onde uma explosão matou dezenas de pessoas durante as orações de sexta-feira, 8 de outubro| Foto: EFE/EPA/STRINGER

Uma explosão atingiu uma mesquita frequentada por xiitas na cidade de Kunduz, capital da província de mesmo nome no norte do Afeganistão, deixando dezenas de pessoas mortas e feridas, e evidenciando a situação de instabilidade e falta de segurança no país após a tomada de poder pelo Talibã. O ataque foi realizado durante as orações de sexta-feira, a principal cerimônia da semana muçulmana e que costuma atrair um grande número de fiéis às mesquitas.

O Estado Islâmico Khorasan assumiu a autoria do atentado por meio de seus canais online de propaganda. No comunicado, o grupo terrorista afirmou que um homem-bomba "detonou um colete explosivo no meio da multidão" que se reunia para orações dentro da mesquita.

Os relatos sobre o número de vítimas ainda são conflitantes. Uma agência das Nações Unidas disse que a explosão matou ou feriu mais de 100 pessoas, enquanto um oficial do Talibã afirmou que pelo menos 43 pessoas foram mortas. Um ex-membro do conselho da província de Kunduz também disse que pelo menos 100 pessoas foram mortas ou feridas, ressaltando que "a maioria foi morta".

"Informações iniciais indicam que mais de 100 pessoas foram mortas ou feridas em um ataque suicida no interior da mesquita", afirmou a missão da ONU para o Afeganistão pelo Twitter.

No começo da tarde, dois hospitais locais relataram a chegada de um total de 50 corpos, além de 140 feridos. Funcionários dos hospitais disseram à imprensa que o número de mortos deveria aumentar, pois muitos feridos estavam em estado crítico.

A explosão causou grande destruição no interior da mesquita. Imagens registradas logo após a atentado e compartilhadas em redes sociais mostram dezenas de corpos cobertos de sangue, em meio ao desespero das pessoas que corriam para ajudar.

A mesquita é frequentada por muçulmanos da minoria xiita, que já foram alvo de diversos ataques de extremistas sunitas. O alvo do ataque desta sexta-feira foram pessoas da etnia Hazara, que há muito tempo sofrem discriminação étnica no Afeganistão e perseguição tanto pelo Talibã quanto por outros grupos extremistas sunitas.

"Nesta tarde, uma explosão ocorreu em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas no distrito de Khan Abad, na capital da província de Kunduz. Como resultado, vários de nossos compatriotas morreram e foram feridos", afirmou mais cedo o principal porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em redes sociais, acrescentando que forças especiais do grupo foram ao local para investigar o caso.

Desde a tomada do poder em Cabul pelo Talibã, houve vários atentados, incluindo um que deixou vários mortos em uma mesquita na capital afegã na semana passada, também de autoria do EI-K, rival do Talibã.

Grupos afiliados ao EI já realizaram diversos ataques contra minorias xiitas no Afeganistão.

Testemunhas descreveram uma cena de horror após o ataque. "Um terrorista suicida conseguiu entrar na mesquita xiita ao meio-dia de hoje em Kunduz, se detonou, e isso explica o alto número de vítimas", relatou o correspondente da Al Jazeera no Afeganistão.

Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]