• Carregando...

Bagdá – Pelo menos 74 pessoas morreram na explosão acidental de um oleoduto próximo de Diwaniyah, ao sul da capital iraquiana, Bagdá. A mesma cidade foi palco de confrontos entre soldados iraquianos e milicianos xiitas que deixaram 81 mortos entre domingo e segunda-feira, conforme novos números divulgados ontem.

A explosão ocorreu em um conduto secundário, em uma região onde os habitantes locais roubam parte do combustível, segundo testemunhas. O oleoduto explodiu no momento em que as autoridades iraquianas concluíam uma trégua com os milicianos xiitas do exército do Mehdi.

A trégua estabelece que o Exército retirará da cidade os reforços que havia enviado, ao mesmo tempo em que os milicianos deixariam um bairro que está sob seu controle. As lojas começaram a abrir novamente suas portas e os serviços de água e eletricidade foram restabelecidos pela manhã.

A trégua prevê também a revisão da detenção, no sábado, de um chefe local do exército do Mehdi, que provocou confrontos entre soldados e milicianos que duraram 12 horas entre domingo e segunda-feira. Entre os 80 mortos, estão pelo menos 23 soldados iraquianos.

A violência segue em outras regiões do país. Na capital, os corpos de 11 pessoas executadas a tiros, com as mãos atadas, foram encontrados ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]