• Carregando...

Ao menos 25 passageiros afegãos morreram e mais de 12 ficaram feridos quando um ônibus foi atingido por uma bomba à beira da estrada no oeste do Afeganistão nesta quarta-feira, disse o governador da província.

"O Afeganistão viu mais uma vez um dia de derramamento de sangue de vidas civis inocentes", disse à Reuters Ghulam Dastgir Azaad, governador de Nimroz, onde ocorreu o incidente.

O ônibus estava a caminho do distrito de Delaram, a cerca de 700 quilômetros da capital, Cabul, quando a bomba explodiu.

O incidente coincidiu com a publicação na segunda-feira pelo grupo de denúncias WikiLeaks de dezenas de milhares de documentos confidenciais dos EUA que traziam uma nova perspectiva sobre os civis que sofrem o que chamaram de "a verdadeira natureza dessa guerra".

Bombas à beira de estradas ou dispositivos explosivos improvisados (IEDs, sigla em inglês) são a arma mais letal que os insurgentes do Taliban têm usado contra milhares de tropas estrangeiras e o governo afegão.

Os IEDs são a causa do maior número de mortes de forças afegãs e internacionais assim como de civis.

Porta-voz do Taliban, Qari Mohammad Yousuf, afirmou que tropas estrangeiras "plantaram deliberadamente o dispositivo para desacreditar o Taliban".

Ele disse que as forças estrangeiras também realizaram o ataque para distrair a atenção da morte de civis causada por um ataque de foguete da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na semana passada numa província vizinha.

O governo afegão disse que 52 civis morreram no ataque, mas a Otan contesta esse número e afirma que uma investigação ainda está em andamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]