• Carregando...
Policiais observam local do ataque suicida na cidade de Rawalpindi, no Paquistão | Stringer / Reuters
Policiais observam local do ataque suicida na cidade de Rawalpindi, no Paquistão| Foto: Stringer / Reuters

Um ataque suicida supostamente lançado pelo Taleban matou ao menos 35 pessoas na cidade paquistanesa de Rawalpindi nesta segunda-feira (2), disseram autoridades, enquanto o governo anunciava uma recompensa pela captura, vivo ou morto, do líder do grupo.Os militantes paquistaneses do Taleban estão sendo expulsos de seus esconderijos na fronteira com o Afeganistão por uma ofensiva do Exército, e estão retaliando com atentados a bomba e ataques a alvos urbanos.

A ofensiva do Exército paquistanês está sendo seguida de perto pelos Estados Unidos e por outras potências envolvidas no Afeganistão, já que a região da fronteira se tornou um santuário para grupos insurgentes de ambos os países, assim como para militantes estrangeiros da Al-Qaeda.

A explosão de segunda aconteceu em meio a anúncios do governo paquistanês de uma recompensa de até 5 milhões de dólares por informações que levassem à captura, vivo ou morto, do líder do Taleban no Paquistão, Hakimullah Mehsud, e de mais de uma dezena de outros líderes.

O ataque em Rawalpindi aconteceu numa área que abriga hotéis e quartéis-generais do Exército.

Autoridades disseram que muitas das vítimas eram idosos que estavam na fila do banco para retirar suas aposentadorias. As emissoras de TV mostraram ambulâncias e viaturas policiais correndo pelas ruas com as sirenes ligadas.

"Foi uma explosão enorme. A fumaça está saindo do local", disse à Reuters Nasir Naqvi, que dirige uma agência de viagens perto do local do atentado.

No mês passado os militantes lançaram um ataque contra o quartel do Exército em Rawalpindi, fazendo dezenas de pessoas reféns antes que comandos invadissem o prédio e as resgatassem.

O anúncio da recompensa por Hakimullah foi feito em jornais. A recompensa de mais de 600 mil dólares cada foi oferecida por Hakimullah, que é visto como um homem brutal e violento, e seu principal ajudante, Wali-ur-Rehman.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]