• Carregando...

Uma bomba explodiu do lado de fora da embaixada da Índia em Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira (8), matando 12 pessoas e ferindo outras 83, informaram autoridades. Foi o segundo grande ataque à missão indiana em 15 meses.

A explosão atingiu um prédio comercial na mesma rua do complexo da embaixada, deixando escombros ao longo da rua, onde também fica o Ministério do Interior do Afeganistão.

O Taleban reivindicou a autoria do ataque. A violência atingiu seus piores níveis nos oito anos de guerra no país, com os insurgentes do Taleban expandindo os ataques para locais anteriormente considerados seguros.

Desde o início do ano passado, militantes na capital atacaram os prédios da embaixada da Alemanha, da sede da força liderada pela Otan, do Ministério da Informação e do Ministério da Justiça. O aeroporto e um hotel de luxo próximo ao palácio presidencial também foram alvos.

A Índia confirmou que a embaixada foi alvo de um ataque na quinta-feira, mas informou que seus funcionários estão em segurança.

Em julho do ano passado a embaixada indiana foi cena do ataque mais violento da guerra na capital. Um suicida do Taleban matou 58 pessoas, incluindo dois diplomatas indianos, com um carro-bomba. Outras 141 pessoas ficaram feridas.

"Acredito que o ataque suicida foi direcionado contra a embaixada, porque o agressor foi ao muro do lado de fora da embaixada com um carro carregado de explosivos, obviamente com o objetivo de atingir a embaixada", disse o secretário indiano do Exterior, Nirupama Rao, a jornalistas na Índia.

Rao disse que a explosão foi parecida em tamanho com o ataque de 2008, mas ele afirmou que medidas tomadas desde então para proteger a embaixada e seus funcionários foram eficientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]